quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O Poder de um Sorriso!

Havia um menino que queria encontrar-se com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto encheu a sua mochila com pastéis e sumos, e começou a sua caminhada.
Após ter caminhado bastante, encontrou um velhinho sentado num banco duma praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto dele, abriu a mochila e... ia tomar um gole de sumo, quando olhou para o velhinho e percebeu que ele estava com fome. Então ofereceu-lhe um pastel.
o velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. O seu sorriso era tão íncrivel que o menino quis repetir o gesto.Então ofereceu-lhe o seu sumo. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava muito feliz!
Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastéis e bebendo sumo pelo resto da tarde, sem falarem um para o outro.
Quando começou a escurecer, o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair voltou-se e deu um grande abraço ao velhinho. Este deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.
Quando o menino entrou em casa, sua mãe, surpreendida, perguntou, ao ver a felicidade estampada na sua face:
- O que fizeste hoje, meu filho, que te deixou tão feliz?
Ele respondeu:
- Passei a tarde com Deus!
E acrescentou:
- Sabe, mãe, Ele tem o sorriso mais lindo que eu jamais vi!
Entretanto, o velhinho chega a casa radiante, e seu filho pergunta-lhe:
- Que lhe terá acontecido, meu pai, que o deixou tão feliz?
Ele respondeu:
- Comi pastéis e bebi sumo, no parque, com Deus!
Antes que seu filho reagisse, o pai continuou:
- Sabes filho, Ele é maravilhosamente belo e generoso!...
Nunca substimemos a força de um sorriso, o poder de uma palavra, de um ouvido para ouvir, um elogio ou até um gesto de carinho. Tudo isso pode mudar uma vida. Quantas vezes, com medo de diminuir deixamos de crescer! Com medo de chorar deixamos de sorrir! Portanto, procuremos ser atenciosos, generosos e simples... Sorriam!
Muitos dizem que Deus não existe ou que Ele não se manifesta, mas eu digo e acredito que Ele está sempre ao pé de nós, nos momentos mais difíceis da nossa vida (principalmente), mas também nos momentos felizes, através dos nossos amigos, dos seus sorrisos e das suas palavras de ânimo, e, até numa criança podemos ver o Sorriso de Deus!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Um trabalho para sábios...

Conta-se que numa carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas para acertarem as suas diferenças.
O martelo exerceu a presidência, mas os participantes notificaram-no que teria de renunciar. Qual a causa? Fazia barulho demais e, além disso, passava todo o tempo a golpear.
O martelo aceitou a sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele precisava dar muitas voltas para conseguir alguma coisa.
Perante o ataque, o parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material todo e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, uma rústica madeira converteu-se num fino móvel.
Quando as ferramentas ficaram novamente a sós, a assembleia reactivou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: "Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com as nossas qualidades, com os nossos pontos fortes. Assim proponho-vos um acordo: não vamos ressaltar os nossos pontos fracos, mas vamos passar a valorizar os nossos pontos fortes".
A assembleia aprovou a proposta, todos tinham entendido que se o martelo era barulhento, também era forte; se o parafuso dava voltas, também unia e dava força; se a lixa era áspera, era também especial para limar e amaciar asperezas; e se o metro sempre media os outros, era também preciso e exacto. E que todas estas habilidades eram necessárias para o trabalho em conjunto. Sentiram-se então como uma equipa capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos!
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar para comprovar. Podemos comparar esta história com as nossas vidas: nós somos os instrumentos com os seus defeitos, e, principalmente com as suas qualidades. Mas Deus (que é o Carpinteiro), usa as nossas qualidades para transformar as nossas obras em coisas úteis para o próximo! Quando uma pessoa busca defeitos na outra, sempre encontra algo para criticar. Desta forma o clima torna-se tenso e negativo; ao contrário, quando se buscam, com sinceridade, os pontos fortes uns dos outros, as melhores conquistas humanas florescem.
É fácil encontrar defeitos - qualquer ignorante os descobre. Mas trabalhar, realçando as qualidades e minimizando os defeitos... Isso é só para sábios!

domingo, 6 de janeiro de 2008

O Pacote de Biscoitos


Encontrava-se, certo dia, uma jovem à espera de voo na sala de embarque de um aeroporto. Como devia esperar algumas horas, resolveu comprar um livro para matar o tempo. Também comprou um pacote de biscoitos. Então, ela achou uma poltrona numa parte reservada do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz.

Ao lado dela sentou-se um homem. Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela sentiu-se indignada. Mas não disse nada, pensando:

- Que "cara de pau!". Se eu estivesse mal disposta dar-lhe-ia uma bofetada para que nunca mais esquecesse.

A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo deixava-a tão indignada que ela nem conseguia reagir. Restava apenas um biscoito e ela pensou:

- Que será que o "descarado" vai fazer agora?

Então, o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando-lhe a outra metade. Aquilo deixou-a irada, bufando de raiva. Pegou no livro e nas suas coisas, e dirigiu-se ao embarque. Quando se sentou confortavelmente no seu assento, para surpresa dela, o seu pacote de biscoitos estava intacto, dentro da sua bolsa. Ela sentiu muita vergonha, pois quem estava errada era ela, e já não havia tempo para pedir desculpas. O homem dividiu os seus biscoitos com toda a naturalidade, ao passo que ela, sem se aperceber do seu erro, ficara muito transtornada.

Quantas vezes, na nossa vida, comemos os biscoitos dos outros, e não temos consciência de que afinal estamos errados?...

Que teria acontecido ao homem se ela estivesse mal disposta? Provavelmente tinha sido insultado e até mesmo humilhado, ali mesmo, no meio do aeroporto!

Pensemos nisto e na quantidade de vezes em que fazemos coisas sem pensar!

Lá diz o povo que "as desculpas não se pedem, evitam-se!". Tentemos não pedir desculpas!

sábado, 5 de janeiro de 2008

10 Coisas que te perguntará Deus


- Deus não te perguntará que marca de automóvel usavas;

... perguntar-te-á quanta gente ajudaste a transportar.

- Deus não te perguntará os metros quadrados da tua casa;

... perguntar-te-á quanta gente nela recebeste.

- Deus não te perguntará a marca de roupa ou a quantidade que tinhas no armário;

... perguntar-te-á quantos ajudaste a vestir-se.

- Deus não te perguntará quanto dinheiro ganhavas no teu negócio;

... perguntar-te-á se vendeste a tua consciência para o ganhar.

- Deus não te perguntará qual era o teu título na sociedade;

... perguntar-te-á se fizeste o teu trabalho com toda a competência e honestidade.

- Deus não te preguntará quantos amigos tinhas;

... perguntar-te-á quanta gente te considerava como um verdadeiro amigo.

- Deus não te perguntará quem era ou como era a tua vizinhança;

... perguntar-te-á como tratavas os teus vizinhos.
- Deus não te perguntará a cor da tua pele;
... perguntar-te-á pela pureza do teu interior e do teu modo de agir.
- Deus não te perguntará por que demoraste tanto em procurar a Salvação;
... acompanhar-te-á com a amor e te abrirá as portas do Céu.
- Deus não te perguntará a quantas pessoas falaste de Deus e do seu amor;
... perguntar-te-á se te envergonhaste de o fazer.

Deus não acusa ninguém; só pede que anunciemos a Boa Nova e que amemos os nossos irmãos, o nosso próximo com a nossa caridade e exemplo, mais que com os nossos discursos.


"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15, 12)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Guerra no Céu


Hoje (4 de Janeiro de 2008), na Liturgia da Palavra, ouvia-mos São João dizer-nos que "pecar é estar contra Deus e a favor do Diabo". Ora, o Diabo, sempre teve queda para arranjar confusões no Céu. Pouca gente sabe, mas o Diabo ou o Demónio como queiramos designar, tambem ele foi um anjo de Deus, embora muitos não saibam!

Lúcifer, um dos mais belos anjos do Céu, cheio de orgulho, exclamou:"Não me sujeito. Hei-de por o meu trono ao lado do Altíssimo". Logo uma terceira parte dos anjos uniu-se a ele. Conta o Livro do Apocalipse, também ele escrito por São João: "Houve então uma batalha no Céu. Miguel e os seus Anjos guerreavam contra o dragão (Demónio). O dragão batalhou juntamente com os seus maus anjos, mas foi derrotado e não se encontrou mais o seu lugar no Céu".

Não deixou Deus sem recompensa o seu generoso defensor. Fez de São Miguel o chefe dos exércitos do Altíssimo e protector da Santa Igreja!

Pensemos nisto: ou estamos com Deus ou estamos contra ele! Dizia São João Crisóstomo: "Quem não é Apóstolo é Apóstata".

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

É tudo uma questão de fé!...



Quando dizemos: "Isto é impossível!"

Deus diz-nos: "O que é impossível aos homens, a Deus é possível" (Lc 18, 27)

Quando dizemos: "Eu estou cansado!"

Deus diz-nos: "Eu te darei descanso" (Mt 11, 28-30)

Quando dizemos: "Ninguém me ama de verdade!"

Deus diz-nos; "Eu amo-te" (Jo 3, 16 e Jo 13, 34)


Quando dizemos: "Não tenho condições!"

Deus diz-nos: "A minha graça é suficiente" (2Cor 12, 9)


Quando dizemos: "Não vejo saída!"

Deus diz-nos: "Eu guiarei os teus passos" (Prov 3, 5-6)


Quando dizemos: "Não vale a pena!"

Deus diz-nos: "Tudo vale a pena" (Rm 8, 28)


Quando dizemos: "Não mereço perdão!"

Deus diz-nos: "Filho, tem confiança, eu te perdôo" (Mt 9, 2)


Quando dizemos: "Eu estou sempre frustrado e preocupado!"

Deus diz-nos: "Confia-me todas as tuas preocupações" (1Pd 5, 7)


Quando dizemos: "Eu não tenho talento suficiente!"

Deus diz-nos: "Eu te dou a sabedoria" (1Cor 1, 30)


Quando dizemos: "Eu não tenho fé!"

Deus diz-nos: Eu darei a cada um, uma medida de fé" (Rm 12, 3)


Santo Agostinho - Bispo e Doutor da Igreja



terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Quem é Jesus para mim??


Quem é Jesus para mim?

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo 14, 6

Esta sempre foi uma questão colocada a muita gente, e muita gente respondeu, embora com alguma dificuldade, que Jesus era o seu maior amigo, o seu pai, seu irmão, o maior dos profetas, etc. Porém Jesus para mim é muito mais que isso! É graças ao mistério salvador e redentor de Cristo que eu posso afirmar que Jesus é a fonte da minha existência. Em Jesus nos movemos e existimos. Jesus é o centro da nossa vida! Jesus convida-nos a contemplar com Ele e através Dele com a ajuda do Espírito Santo, convida-nos a contemplar o Pai, a descobrir quem Ele é, quem somos nós para Ele, e qual é a nossa missão enquanto discípulos fiéis (assim o espero!), enquanto discípulos fiéis de Jesus Ressuscitado.
Jesus não é uma simples personagem que viveu no passado, que disse coisas boas e belas, que incomodou muita gente, que despertou muitos corações, que nos deixou uma doutrina e leis para a nossa vida, quer pessoal quer comunitária. Jesus é verdadeiramente o Senhor dos nossos corações, das nossas vidas e da nossa história. Jesus é a maior prova de amor é o próprio amor pois o seu amor é o próprio amor de Deus. Jesus é a ponte de ligação entre nós homens e simples mortais com o próprio Deus, é através de Jesus que temos acesso ao Pai. Jesus para mim, é como Ele próprio disse, o Caminho, a Verdade e a Vida, a porta das ovelhas, o Bom Pastor, a verdadeira videira, o alfa e o ómega, enfim Jesus é Tudo!
Jesus para quem anda nas trevas é a luz, para o cego a visão, para o impossível a possibilidade, para a dúvida a certeza, para o faminto o pão, para o sedento a fonte, para o morto a vida, para o doente a cura, para o cansado Jesus é o alívio, para o pobre Jesus é o tesouro, para o mundo Jesus… é o Salvador! Para mim, Jesus é isto tudo e muito mais, é toda a minha vida! Para mim, Jesus é ”o meu Deus e o meu Tudo em Tudo”, como dizia madre Teresa de Calcutá!
“Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.”